quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

SÍNTESE DO TEXTO: “MÍDIA, ESCOLA E LEITURA CRÍTICA DO MUNDO”


GRAÇA CALDAS*



O texto mostra que os tempos são outros, as inovações tecnológicas cada vez mais esta facilitando a divulgação da informação, o conhecimento esta mais acessível, e Com tudo isso ainda temos escolas arraigada em situações debilitadas, onde a lousa e o giz é a única forma de se passar o conhecimento. De quem é a culpa na deficiência da incapacidade de leitura dos alunos? Talvez na má formação do professor? Na gestão pedagógica? Nas famílias? Ou no poder público? Seria fácil encontrar culpados, mas creio que é uma junção de fatos que levam ao fracasso da educação no Brasil, que vem preocupando os educadores que realmente se interessam na aprendizagem do aluno. A leitura de mundo, através de vários portadores de texto é uma forma muito interessante de estimular a leitura, que no âmbito escolar tem tudo para acontecer. As tecnologias estão muito mais acessíveis, a construção de rádio na escola é uma boa forma para motivar os alunos, a se integrarem nesse mundo de informações. Os educadores precisam refletir sobre o seu papel, a gestão precisa melhorar sua atuação e as famílias fazerem a sua parte na educação dos seus filhos, e assim possivelmente os alunos se interessem mais em aprender, talvez seja um sonho, que tudo isso se concretize, más alguém tem que começar a mudar esses índices. Temos que levar os alunos a serem leitores críticos, e inovar com novas idéias, e aprendizagens.



Zilmar

Nenhum comentário:

Postar um comentário